«

»

jan
19

[Dica] Por que seu computador não liga?

Uma pergunta pela qual sempre me deparo entre amigos e clientes é a “Por que meu computador não liga?”.
Nós que trabalhamos na área sabemos uma grande gama de fatores os quais podem fazer com que o computador não inicie corretamente.

No intuito de ajudar a estas pessoas que não conseguem iniciar vossas máquinas, irei relacionar alguns dos defeitos mais comuns relacionando ao sintoma apresentado pelo micro. Boa leitura.

Introdução:

Quando nos deparamos com uma máquina que não liga ou inicia/carrega (boot) devemos também responder às seguintes questões:
O Led indicativo de “Power On” ou ligado, mais conhecido por ser o Led (luz) verde na parte da frente do gabinete acende?
As ventoinhas ou coolers estão girando? (Uma ventoinha/cooler importante de ser verificada é a que sai por de trás do gabinete em sua parte superior, pois é a ventoinha da fonte de alimentação).
O micro emite algum sinal (beep/campainha) quando é ligado?
Há algum sinal no monitor?

Com a resposta dessas perguntas em mãos fica muito mais fácil de diagnosticar e reparar o defeito seguindo as instruções abaixo:

Sintoma – Computador não dá sinal

Um dos eventos mais comuns é também um dos mais fáceis de diagnosticar e reparar, é o caso do micro que não dá sinal nenhum, não emite nenhuma campainha, não acende Leds indicativos, não gira ventoinhas/coolers.

Soluções:

1- Fonte de Alimentação
A causa mais comum para este sintoma apresentado é a falha ou queima da fonte de alimentação, sendo assim, sua substituição resolve na maioria dos casos por definitivo o problema.
Existe a possibilidade de ser testada a fonte a parte, desconectando-a do micro e ligando com o auxilio de um clips de alumínio “desmontado” o fio verde (power) a um fio preto (negativo), o que caso a fonte esteja operante irá acionar a ventoinha da mesma, entretanto o fato da ventoinha girar não é suficiente para garantir que a fonte funciona, pois em alguns casos ela liga, porém não consegue fornecer a energia necessária.

Obs: Não execute este procedimento sem que tenha ao menos um mínimo de conhecimento em eletrônica.

2- Placa mãe
Caso o problema não se solucione com a substituição da fonte de alimentação, deveremos nos direcionar aos testes com a placa mãe, pois a mesma, caso não esteja dando sinal de vida, pode estar queimada ou apresentando curto circuito.
Há algumas placas-mãe onde há um Led indicativo na mesma, nestes casos, caso o mesmo esteja aceso e o micro sem dar sinal, devemos considerar a hipótese de substituição da placa mãe, caso disponível.

3- O Botão/Switch Power
Um dos defeitos os quais não costuma se esperar é a degradação do Botão/Switch power, o qual é responsável por provocar o curto o qual liga o micro.
Para testá-lo, podemos seguir o fio que é ligado ao botão (geralmente da cor laranja ou verde) até o caminho para a placa mãe, onde deveremos retirá-lo com cuidado da mesma e provocar (utilizando uma chave de fendas ou um jumper) um curto entre os 2 pinos os quais seriam ligados ao botão.
Caso o micro inicie, podemos considerar a substituição do Botão/Switch e na maioria dos casos, isto acarretará na substituição do gabinete inteiro (apenas carcaça).

Sintoma – Computador liga mas não mostra nada no vídeo

Outra bem comum é a situação onde o computador liga, porém não inicia, não mostra nada no vídeo, apenas gira os coolers.

Soluções:

1- Memória:
Um pente de memória falho ou na maioria dos casos, com mau-contato pode causar tal defeito. Para solucioná-lo retire o(s) pente(s) de memória do micro e cuidadosamente limpem os contatos utilizando uma borracha (apagador) verde.
Caso isto não resolva, pode-se também, no caso de haver dois pentes de memória, remover um e tentar iniciar apenas com um pente, pois pentes de memória em curto não permitem que o micro se inicie.

2- BIOS:
O programa (firmware) conhecido pelo nome de BIOS ou Basic Input/Output System é gravado em uma memória permanente (ROM – Read Only Memory) que é responsável por permitir o acesso da placa mãe ao resto do Hardware e permitir que o sistema operacional se inicie (boot).
Caso o BIOS esteja corrupto, o que pode ser desencadeado por queda brusca de energia, curtos ou memória ROM danificada, o micro não irá iniciar.
Na maioria dos casos, isso significará a perda da placa mãe e consequentemente a necessidade de substituí-la por outra.

3- Placa de vídeo:
Uma placa de vídeo com mau-contato, curto-circuito, ou defeituosa pode fazer com que o sistema não se inicie. Para solucionar esta situação, remova a placa de vídeo e limpe seus contatos cuidadosamente com uma borracha verde.
Caso o defeito permaneça, no caso de haver vídeo integrado (onboard), pode-se tentar ligar o micro sem placa de vídeo e caso o mesmo inicie, isso significaria que realmente o problema se encontra na placa de vídeo.

4- Placa mãe com curto circuito:
Uma situação muito comum em gabinetes “baratos” é o curto-circuito na placa mãe causada pelo contato entre o chassi do gabinete com a placa.
Isto pode ser solucionado removendo a placa mãe do gabinete e colocando uma fina camada de material isolante por baixo da mesma, tal como isopor ou plástico. Papel e papelão também funcionarão porém são desencorajados devido a serem potencialmente inflamáveis, caso ocorra um curto circuito com fagulhas.

5- Processador:
A mais incomum de todas as hipóteses é a do processador apresentar curto ou estar queimado, porém ainda assim, é possível. Neste caso, apenas a substituição do mesmo solucionaria o problema.

6- Outras placas apresentando mau-contato ou curto-circuito:
Muitas vezes, outro hardware pode impedir o micro de iniciar, para isto, remova todas as placas desnecessárias tais como placas de rede, fax-modem, etc e tente iniciar o micro.
Caso o mesmo se inicie, vá acoplando placa por placa até descobrir qual é a defeituosa e providencie a substituição da mesma.

7- Fonte:
Por fim, uma fonte inadequada ou desgastada pode fazer com que o sistema se inicie apenas parcialmente, não fornecendo à placa mãe a energia a qual necessita e impedindo o micro de ser iniciado adequadamente.
Neste caso, apenas a substituição da fonte, solucionaria o problema.

Sintoma – Computador liga porém apresenta Bip (beep) sonoros

Em muitos casos o micro pode não iniciar e a única coisa que ouvimos é um Bip (Beep/Alarme) sonoro.

Soluções:

1- Um Bip/Beep – Computador funcionando normalmente
Dois Bips/Beeps – Problema relacionado à memória, também pode indicar problema nos conectores da placa mãe.
Neste caso limpe cuidadosamente os contatos da memória com borracha verde e reforce a conexão dos conectores da placa mãe.

2- Três ou Quatro Bips/Beeps – Problema relacionado à memória.
Neste caso, limpe cuidadosamente os contatos da memória com borracha verde.

3- Cinco ou Seis Bips/Beeps – Problemas relacionados à placa mãe.
Neste caso, verifique jumpers e conexões.

4- Sete Bips/Beeps – Problemas relacionados ao teclado.
Neste caso, tente substituir o mesmo ou verifique sua conexão ao micro.

5- Oito Bips/Beeps – Problemas relacionados à placa de vídeo.
Neste caso, limpe cuidadosamente seus contatos com borracha verde ou substitua a mesma.

6- Nove Bips/Beeps – Problemas relacionados à memoria ROM (que armazena a BIOS).
Neste caso, substitua a placa mãe ou caso encontre, substitua o chip da memória ROM, específico de sua placa mãe.

7- 1 Bip/Beep longo – Problemas relacionados ao circuito de Refresh da placa mãe
Neste caso, substitua a placa mãe, porém cheque também seus módulos de memória.

8- 1 Bip/Beep longo e dois curtos – Problemas relacionados à placa de vídeo.
Neste caso, limpe cuidadosamente seus contatos com borracha verde ou substitua a mesma.

9- 1 Bip/Beep Longo e três curtos – Não há placa de vídeo ou memória de vídeo danificada.
Neste caso, limpe cuidadosamente seus contatos com borracha verde ou substitua a mesma.

10- Bip/Beep infinito ou continuo – Problemas relacionados à memoria.
Neste caso, limpe cuidadosamente seus contatos com borracha verde ou substitua a mesma.

11- Bips/Beeps repetitivos Altos e Baixos – Problemas relacionados ao processador.
Neste caso, verifique se o mesmo está instalado corretamente ou super-aquecendo, verifique também o cooler/ventoinha.

12- 2 Bips/Beeps curtos – Falha geral
Neste caso, o BIOS não foi capaz de identificar qual o defeito, portanto, pode significar falha em qualquer componente.

13- 2 Bips/Beeps longos – Erro de paridade
Neste caso, teste outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes sem o Bit de paridade, você deve desativar a opção “Parity Check” no Setup do BIOS.

14- 3 Bips/Beeps longos – Falha nos primeiros 64KB da memória RAM
Neste caso, limpe cuidadosamente os contatos da memória com borracha, ou substitua o pente de memória.
Porém isto também pode indicar problema na própria placa mãe.

15- 4 Bips/Beeps Longos – Problemas relacionados ao Timer 1 ou memória.
Neste caso, provavelmente a substituição da placa mãe será mais indicada, porém pode também indicar um problema com os módulos de memória, neste caso, faça a limpeza nos mesmos e verifique.

16- 10 Bips/Beeps – Problemas relacionados à CMOS
Neste caso, é necessário substituir a placa mãe.

17- 11 Bips/Beeps – Problemas relacionados á memória cache.
Neste caso, geralmente o micro inicia, porém não é desejável que fiquemos sem memória cache, portanto é indicado que entremos no Setup do BIOS, onde aumentaremos o tempo de espera da memória cache, o que pode ou não solucionar o problema.

Obs: No caso de Bip/Beep indicando problemas com o vídeo e o vídeo em questão for onboard (integrado na placa mãe), é necessário verificar também os módulos de memória, do contrário, isto implicará em problemas na placa mãe (uma vez que é integrado). Pode-se tentar instalar um vídeo offboard, o que poderia em ao menos alguns dos casos solucionar o problema.

Sintoma – Computador liga porém o sistema operacional não se inicia

Há casos onde o computador liga perfeitamente, porém o sistema operacional não inicia apresentando ou não algum erro. São muitas as possibilidades que podem ocasionar este erro, porém aqui abordarei apenas algumas.

Soluções:

1- Erro: DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER
A primeira coisa a se verificar neste caso, é no Setup do BIOS, na parte “Boot Order” ou Ordem de Boot/Sequência de Boot se não há algum outro dispositivo como drives de disquete, CD, pendrive ou outros discos, marcados para iniciar antes do disco rígido principal, onde se encontra o sistema operacional.
Resolve-se facilmente colocando o disco rígido principal como primeiro dispositivo a ser iniciado.
Porém em outros casos isso pode indicar que o Disco Rígido encontra-se danificado, não mais iniciando e sendo necessário sua substituição.
Verifique também as conexões de fonte, conectores e flats IDE/Sata/SCSI que podem estar danificados impedindo o disco de ser iniciado.
Finalmente, verifique também a fonte, que no caso de estar danificada ou não suficiente, poderia também fazer com que o disco não se inicie.

2- Sistema operacional não inicia apresentando tela azul, erros ou então trava no carregamento do sistema operacional.
Neste caso, deve-se tentar reinstalar/recuperar o sistema operacional utilizando-se do disco de instalação do mesmo, porém deve-se também atentar a possíveis falhas tais como Bad Blocks no Disco Rígido, o que pode fazer com que não seja possível nem ao mesmo instalar o sistema, ou então corromper-se por repetidas vezes, só seria resolvido com a substituição completa do disco rígido.
Também devemos observar com relação aos módulos de memória que podem estar apresentando falhas, as quais podem causar travamentos e falhas no carregamento do mesmo.

-
Estes foram apenas alguns motivos que podem levar seu micro a não iniciar corretamente.
Por fim, gostaria de agradecer a todos pela leitura e espero ter-lhes ajudado de alguma maneira.
Caso tenham dúvidas ou sugestões, favor utilizar o campo “comentários”.

Postagens Relacionadas:

Link permanente para este artigo: http://www.cafenerd.com.br/index.php/dica-porque-seu-computador-nao-liga/

25 comentários

  1. Kami disse:

    Li o post inteiro(muito bom por sinal), mas ainda não consegui resolver meu problema!
    Comprei meu PC a pouco tempo cerca de 1 mês uso ele efetivamente à 1 semana onde instalei o Windows 7. Ultimamente tenho colocado muitos programas e jogos nele. Ele é moderno Core i7 3770K 4GB RAM 1600 mhz; Fonte Cooler Master 750W. Placa mãe ECS Z77 Golden Edition… etc.
    Ontem quando apertei o botão ON ele ligou mas o mouse o teclado e o monitor, não funcionavam! Ou seja eu não via nada; enfim tirei a bateria e a coloquei de volta, agora esses componentes funcionam mas não inicia no sistema operacional e sim na Bios da placa mãe, mas por mais que eu tente reparar na assistência do Windows que chega à abrir quando é reiniciado varias vezes ele não entra reinicia e abre a Bios não sei o que eu faço! Em alguma hipótese pode ser perda total de algum item?

    1. caiot5 disse:

      Deixa eu tentar entender, toda vez que você liga o micro, ele entra no setup do BIOS, sem você ter de pressionar nada? Ou não funciona nada, além do BIOS?
      Caso toda vez que você ligue aparece o setup direto, tente desconectar o seu teclado, pode ser que esteja com alguma tecla travada ou com o circuito danificado.
      Ok, caso não seja esse o seu problema, o micro pode estar entrando no setup apenas pois a bateria da CMOS não está aguentando carga ou não está devidamente instalada, se for este o caso, certifique-se de que ela encontra-se bem encaixada e dando contato corretamente, entre no BIOS, configure todos os atributos e salve.
      Espero ter ajudado.

  2. Amanda disse:

    Merece meus parabéns pelo post, por compartilhar seus conhecimentos com tanto detalhes/perfeição e etc.
    ;)

  3. Rafael disse:

    Parabéns! Belo post.

    1. caiot5 disse:

      Muito obrigado amigo!

  4. Arides Brasil Pereira disse:

    Cara muito bom o teu post,estou passando por este terrível problema.

    O meu liga os leds e os coolers porem não inicia já soltei todas as placas,pentes de memória e os HDs e nada de BIP.Acho que perdi a placa Mãe é frustante pois tem apenas três meses de uso a antiga queimou com um ráio em um dia de chuva eo raio veio pelo cabo de rede.Mas fazer o que a vida tem destas coisas.

    1. caiot5 disse:

      Obrigado pelo elogio.
      Lembre-se também de testar a placa mãe em uma superfície que não conduz eletricidade como madeira por exemplo, pode ser que a placa mãe esteja fechando curto na parte inferior (muito comum).
      Teste também a conexão da fonte, pois se não estiver alimentando corretamente, a placa pode não ligar.
      Já vi muito “técnico”, inclusive na minha frente, desistir de placa que estava 100% funcional, portanto, tente efetuar todos os testes possíveis antes de condenar a placa, ok?
      Abraços.

  5. FelipeTobias disse:

    Que lindo post. Eu passo por um problema chato.
    Comprei um pc novo pela net e ele liga tudo do gabinet. O cooler os leds,led do drive de dvd,
    Porém não envia imagem para o monitor. Ele até envia,mas só quando quer. Preciso ficar apertando o “power” pelo menos umas 6 vezes,até que ele funcione. Quando ligado é uma maravilha ,não há problemas algum.
    Já retirei a placa offboard e conectei na onboard e mesmo assim continua o problema, desmontei ele todo,peça por peça e remontei ,tirei a bateria ,atualizei o bios,limpei o a memória e ainda assim …
    Só não tentei ainda montar ele fora do gabinete.

    Tem algo que possa me ajudar? To doido aqui já. Comprei o pc semana retrasada e já veio assim,mas perdi a garantia porque fucei tudo. saushuashuasha’

    MOBO : Asus M5A78L-M LX
    Processador : AMD FX 4100 3.6Hz
    Memória : 4GB kingston
    HD : 500GB Samsung
    Vga : ATI HD SERIES 4670
    Fonte:Mymax 230w

    Obrigadooo!

    1. caiot5 disse:

      Bom primeiro eu iria sugerir pra tu montar ele pra fora do gabinete mesmo, fora isto:
      Teu setup parece gastar bem mais energia do que essa Mymax 230W pode oferecer, isso com certeza “PODE” estar ocasionando estes problemas, além dela não estar ‘suprindo’ adequadamente, pode ser também que esteja com mau contato no cabo.
      Tu não teria a sua disposição uma fonte de maior potência para testar?
      Tenho um setup que gasta menos que o teu e usando uma Thermaltake 450W vejo que mesmo assim está no ‘gargalo’, imagina o teu.

      1. FelipeTobias disse:

        Então,Caiot5. Montei o pc fora do gabinete e não é esse o problema.
        Em relação a fonte, o pc já veio com essa fonte, os caras já venderam um monde de pcs do mesmo modelo que o meu e as qualificações deles sempre são boas. Não vi ninguém reclamando da fonte. Tudo bem que eu estava usando a placa offboard,mas não estou mais e o problema ,mesmo na placa onboard,continua.
        É aquilo, a minha vga off parou de funcionar hoje.
        O cooler deve ter ido pro espaço,já que quando ela ligava nesse pc, fazia um barulho super estranho,parecia rodar mais rápido que o normal. testei no meu dual core aqui e ela deu vídeo,porém ,com o cooler parado.
        Eu realmente estou louco aqui já. Não sei mesmo o que fazer.
        Será que a fonte ainda é fraca para o pc mesmo sem a placa offboard? Coloquei a fonte do meu dual que também é 230w e ele também não ligou de primeira.

        Mas alguma idéia? Sei lááá pensa aê.

        Obrigado pela atenção!

        1. caiot5 disse:

          Bom, em último caso eu pensaria na placa mãe mesmo…
          O micro não ligar de primeira, pode ser tudo que é relacionado ao “startup”, vamos dizer Fonte, Placa mãe, processador e memória, sem os quais, o micro não ligaria, ok… porém, se tivesse com memória ruim, giraria os coolers e não iniciaria, processador poderia ocasionar isso, tenta tirar, limpar os contatos e instalar novamente, se ainda assim continuar, culpe a placa mãe ;)

  6. Eduardo kusavu disse:

    a placa mãe esta a receber energia mas quando pressiono o botão para ligar o pc, o ventilador ñ gira, as vzes gira quando matenho o dedo pressionado no botão e as vezes por sorte quando o pc liga ñ apresenta nada no ecrã é so uma sequencia de beeps(9 beeps) e esses beeps me fazem entender q a placa q armazena as informações da rom q é o flash rom esta danificado. Gostaria de ter uma ajuda como resolver este problema.

    1. caiot5 disse:

      Neste caso, Eduardo, você chegou a fazer os testes abaixo?
      1- Ligar o computador efetuando um curto (provocado por chave de fenda ou afins) no conector do interruptor liga/desliga (switch) ao invés de tentar usar este botão (switch)?
      2- Testar com outra fonte? (embora eu não acredite que seja este o problema)
      3- Desmontar o computador e testá-lo com a placa mãe montada sob uma superfície que não conduza eletricidade ? (por exemplo, madeira).

      Caso os testes acima tenham sido feitos e você não tenha obtido nenhum resultado diferente dos que postou, o que resta é a substituição da placa.

  7. Gustavo T disse:

    No meu caso, o led da placa mãe acende, o led do gabinete acende, e mais nada funciona, antes ja estava com o problema, o led ficava aceso e eu saia do meu quarto (onde o pc fica) e depois de 15-30 minutos voltava, desligava e ligava, entao funcionava , mais agora parece que parou de vez, o que tenho que fazer? é a placa mãe ou a fonte?

    1. caiot5 disse:

      O led do gabinete acende (quando você pressiona o botão power) correto?
      Se sim, era para as ventoinhas estarem girando também, tanto as da fonte quanto as da placa mãe.

      Caso não estejam girando “pode ser fonte”, faça o teste do clips:
      OBS: TENHA MUITO CUIDADO AO REALIZAR O TESTE, SE POSSÍVEL PROCURE NO GOOGLE E VEJA FOTOS DO PROCEDIMENTO ANTES DE REALIZAR POIS PODE PREJUDICAR IRREVERSIVELMENTE SUA FONTE, NÃO ME RESPONSABILIZO.

      1- Desconecte todos os dispositivos da fonte
      2- Desconecte a fonte da tomada
      3- Retire o conector grande de 22/24/26 pinos da placa mãe
      4- Desmonte um clips de papel do tipo metálico
      5- Ligue as pontas do clips entre as terminações “VERDE” e “PRETO” do conector da fonte.
      6- Ligue o cabo de energia
      7- Veja se a ventoinha da fonte está girando

      Se estiverem girando e não der nenhum BEEP pode ser placa mãe, memória ou processador, geralmente placa mãe, mas há suas exceções.
      Se estiver dando BEEP por favor poste uma réplica com a quantidade de BEEPs que a placa mãe está dando para que eu possa pensar nas possibilidades.

      Obrigado pela visita!!

  8. Jonhathan disse:

    Bom dia tenho um problema com meu pc, ele só funciona fora do gabinete, ja troquei por 3 outros gabinetes mais fica na mesma. Ele liga tudo normal mais não aparece imagem nenhuma.

    1. caiot5 disse:

      Olá Jonhathan, isto é comum, em gabinetes geralmente “genéricos”, muitas vezes não há distância suficiente entre os chassis e a altura dos parafusos, deste modo a placa mãe encosta suas “costas” sob o chassis, causando um curto-circuito e não ligando.
      Para que volte a funcionar, basta isolar a parte de trás da placa, que devido ao seu aquecimento deve ser feito por material não-inflamável, o plástico anti-estático (que geralmente vêm acomodando a placa mãe dentro da caixa) é uma boa, no máximo em casos de muita temperatura iria derreter sem grandes prejuízos, ou então substitua os parafusos do chassis (que fixam a placa mãe) por parafusos mais compridos e com “arruelas” isolantes e anti-estáticas (geralmente acompanham os parafusos que vem com o gabinete).
      Fica a dica, abraço!

  9. Lucca disse:

    Cara eu li todo o Post MUITO bom = ] mas ainda nao resolvi meu problema.Meu PC é Dell e quando aperta o botão de iniciar ele fica com uma luz laranja por favor me ajuuuuddddddeeeeemmm!!!

    1. caiot5 disse:

      A Dell usa códigos diferentes para representar as falhas, encontrei um artigo que explica o significado de cada uma delas, segue:
      http://estudoeaprendizagem.blogspot.com.br/2011/05/codigos-das-luzes-do-botao-ligadesliga.html

      Caso isso não te ajude, poste aqui qual desses é o seu problema, ex: luz laranja piscando, luz laranja piscando com luz do disco acesa, etc. Vamos tentar mitigar e achar qual é o problema do seu micro.
      Mas no geral é: Falha de fonte, falha de memória ou falha de VRM.

  10. Cláudio Roberto disse:

    eu tento ligar o computador o botão, mas dificilmente ele liga e quando liga a hora e a datas estão errada, já não o que fazer .. agradeço desde ja !

    1. caiot5 disse:

      Logo de cara posso te dizer que a bateria da CMOS (aquela pilha na sua placa mãe) está esgotada, é necessário substituí-la.
      Quanto a demorar para ligar, geralmente é problema de fonte ou do próprio botão mas também pode ser problema de placa mãe.

      Troque a bateria da CMOS e faça a triagem de sua fonte e placa mãe para ter certeza do motivo.

  11. mesak disse:

    coloquei uma fonte mais forte no meu not e ele não liga mais, oque faço ?

    1. caiot5 disse:

      Se você colocou uma fonte de maior amperagem no teu notebook não tem problema, é só colocar a fonte original que ele voltará a funcionar PORÉM se você ligou uma fonte de maior VOLTAGEM no teu note, é bem provável que tenha queimado algum componente da placa mãe, agora só na assistência técnica.

  12. Anônimo disse:

    Post bom, mas ainda não resolvi meu problema. Meu pc estava funcionando de boa, ae troquei o gabinete e ele não inicia a bios, liga o cooler do processador mas não inicia a bios. Ja limpei os pentes de memoria, removi eles, removi o processador, tentei ligar a placa sem estar no gabinete tstando em uma superficie de madeira, troquei a bateria da placa e nada. Mesmo removendo todos os componentes e ligando so a placa na superficie de mandeira, e ele não deu nenhum sinal, nem beep nem nada.

    1. caiot5 disse:

      Possivelmente você perdeu sua placa mãe ;(

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: