SokoChess White | Review


Vivemos um mundo de jogos super elaborados e grandiosos, mas SokoChess White se destaca pela sua simplicidade e sagacidade. Desenvolvido pelo Daisy Games, o jogo foi lançado para PC em março deste ano, e é terreno familiar para quem já conhece o outro sucesso do estúdio: SokoChess. Para quem não conhece, o game pode parecer meio estranho. Apesar disso, o seu conceito é bastante familiar.

SokoChess White é inspirado no sokoban, um jogo de quebra-cabeça inventado no Japão. A ideia é simples: empurrar caixas de um lugar para o outro usando a menor quantidade de movimentos possível. Você pode não ter jogado um sokoban clássico, mas com certeza já viu elementos de sokoban em outros games como a franquia The Legend of Zelda.


No caso do SokoChess White, o game é um spinoff do SokoChess original. Trata-se de um quebra-cabeça onde o objetivo é colocar as peças de xadrez brancas nos lugares indicados. O resultado é um game minimalista e charmoso. Sua interface aposta num colorido sutil, mas com personalidade. A trilha sonora é bonita e delicada, e inclui composições famosas como o clássico "Cânone em Ré Maior" de Johann Pachelbel.

Quando o assunto é jogabilidade, SokoChess White tem um passo-a-passo ilustrativo e justo. Ele não dá tudo de bandeja para o jogador, mas explica de forma adequada o que é preciso saber. Daí em diante o jogador deverá explorar 70 níveis diferentes onde pensar e ter atenção são essenciais.


O jogador deve usar a memória para guardar como as peças devem ser movidas no tabuleiro. Paciência é um ponto importante, pois errar algumas vezes até descobrir os caminhos certos será preciso. Deu ruim? Também dá pra pular de nível.

A curva de dificuldade de SokoChess White é ok. Ela dá ao jogador uma sensação bem satisfatória ao quebrar a cuca e enfim acertar o caminho das peças. Você se sente inteligente! Risos. Para os jogadores mais impacientes, entretanto, o jogo não será tão bom, mesmo a sua atmosfera casual. 


Uma barreira que o jogo apresenta são os movimentos inspirados no xadrez. Quem conhecê-los, não vai se enrolar tanto. Quem não tiver familiaridade, vai aprender através do tanto de tentativa e erro que a paciência permitir ter. Para isso, o game poderia adotar um sistema de dicas. O jogador acumula dicas para usar a medida que sobe de nível, ou se acertar uma sequência de peças com sucesso. É algo que daria um toque diferente para experiência, podendo ser um modo de jogo a parte do modo normal.

SokoChess White é um game que encontra um bom equilíbrio entre ser casual e difícil o suficiente. Ele vai desafiar você gradualmente, e talvez irritar um pouco. Se você tiver paciência, vai ser recompensado com um um sentimento sincero de satisfação. Para quem está buscando um quebra-cabeça com preço acessível, SokoChess White é uma boa pedida.


Vale quantos cafés: ☕☕☕ (3.5 de 5)

Postar um comentário

0 Comentários