Um bate-papo com os criadores de Snufkin: Melody of Moominvalley


Snufkin: Melody of Moominvalley foi lançado para Switch e PC em março, revelando para o público um game que impossível de não conquistar o coração. Snufkin: Melody of Moominvalley é um RPG 2D estrelado pelos Moomins, personagens criados por Tove Jansson que viraram sucesso global. Com adaptações para diferentes mídias, entre elas games, Snufkin: Melody of Moominvalley é um RPG 2D com uma história que só pode ser definida como mágica.

Em Snufkin: Melody of Moominvalley o jogador controla Snufkin, um filósofo viajante e melhor amigo dos Moomins. O vale dos Moomins foi invadido por parques horrendos, e agora está cheio de cartazes, policiais, e estátuas. Com trilha sonora da banda Sigur Rós e um estilo visual único, o Café Nerd falou com os criadores de Snufkin: Melody of Moominvalley sobre três aspectos do game.



Café Nerd: Os videogames se tornaram mais do que apenas entretenimento. Eles são uma forma de expressão artística e às vezes, um jeito mais acessível de transmitir uma mensagem. Ao desenvolver um game tão delicado como Snufkin: Melody of Moominvalley, qual era o objetivo da equipe? Afinal de contas, é evidente que existe muito sentimento em cada detalhe.

Hyper Games: Nossa visão era criar algo essencialmente nórdico e um game que parecesse algo que a própria Tove Jansson poderia ter feito. Somos grandes fãs do trabalho de Jansson, portanto, todo o desenvolvimento é uma carta de amor a seus livros e arte. Outra meta para nós era criar um game projetado para adultos, mas também acessível para crianças e não jogadores.


Uma pequena-grande escolha artística que fez toda diferença


Café Nerd: Um aspecto da produção do jogo que me chamou a atenção é o fato dele não ter diálogos falados, apenas escritos. Como foi tomar essa decisão? O fato de os diálogos serem escritos, combinado com a incrível trilha sonora, cria uma atmosfera de beleza única.

Hyper Games: Consideramos muito isso no início do desenvolvimento e decidimos manter os diálogos em texto por vários motivos. Os fatores mais importantes foram que queríamos que o jogo parecesse um livro ilustrado ganhando vida, mas também queríamos que os fãs não ficassem desanimados com o fato de os personagens terem a "voz errada", mas que imaginassem suas próprias vozes, como ao ler um livro. Acho que funcionou muito bem com os emotes/sons de reação que usamos, e também nos permite localizar o jogo em mais idiomas do que se tudo fosse falado.


Conquistando o carinho do público


Café Nerd: Não é novidade que o público tem apoiado muito os jogos indies, às vezes tomando mais cuidado para promovê-los do que títulos AAA. Apesar disso, eu imagino o quanto projetos independentes ainda são desafiadores, pois existem obstáculos com os quais projetos de equipes e orçamentos maiores não precisam se preocupar em superar. Qual foi o momento mais emocionante em que vocês perceberam que "sim, estamos realmente fazendo isso e mal podemos esperar para entregar o jogo pronto aos jogadores"?

Hyper Games: Acho que pra mim foi quando fomos à Tokyo Games Show pela primeira vez e vimos os fãs fazendo fila por horas só para experimentar a nossa pequena demo de 15 minutos. Foi incrível e avassalador ver como os japoneses estavam animados, e isso motivou-nos muito para o desenvolvimento contínuo.

O bate-papo com o pessoal da Hyper Games foi curto, mas eu espero que você tenha gostado! Snufkin Melody of Moominvalley é um game que vai fazer você se emocionar com o que ele tem a dizer. Espie o trailer abaixo, acesse o site oficial pra conhecer mais do game, e adquira ele no Steam ou através do site da Nintendo.