The South Island | Primeiras Impressões


Jogos brasileiros nunca cansam de surpreender por uma ideia inusitada, ou um bom uso de uma ideia já conhecida. Este é o caso de The South Island, um carismático game em desenvolvimento pelos brasileiros da Titan Art Games. Ele apresenta ao público um RPG em pixels à moda antiga, na pegada dos Zelda e Pokemon clássicos. E depois de dar uma espiadinha na demo, não tem como não falar sobre esse game indie tão interessante.

A história de The South Island é estrelada por Ayo, um corajoso escravo que precisa resgatar a mãe das mãos dos piratas. Mas toda a jornada acontece em solo brasileiro, por se tratar de uma história baseada no Brasil de 1500. Para isso, Ayo faz o que geralmente você vê em todo RPG: lutar com inimigos, upar, explorar, coletar recursos, além de conhecer e enfrentar personagens baseados na cultura e folclore do Brasil, como o boitatá e a Iara. Não vou dar maiores spoilers, mas é bem interessante.

Minha primeira sensação ao jogar The South Island foi ótima. Não importante quantos Elden Ring e Read Dead Redemption 2 sejam lançados, eu tenho uma queda terrível pra jogos com alma old school. E eu joguei num controle de Xbox, com o qual o game tem compatibilidade total, e esse suporte já na demo valorizou ainda mais minha experiência.

A demo é divertida, tem uma forma natural de apresentar os elementos da cultura brasileira como tribos e os personagens do folclore, e tudo isso ao mesmo tempo com a quela vibe de A Link to the Past com Pokemon FireRed. A movimentação no game as vezes dá umas travadas que não deveriam acontecer, tipo o Ayo ficar preso onde não era suposto. Mas isso é tão anos 90 que eu não sei se é um erro do jogo ou um design proposital. Em todo caso até isso foi uma nostalgia bem-vinda, risos.

The South Island tem o potencial de virar algo bem interessante. A indústria brasileira de games vem crescendo bastante nos últimos anos, e revelando uma diversidade de ideias. O jogo da Titan Games faz uma mistura de clássico e novo, diversão e sentimento, que faz a expectativa pelo jogo completo ser bem real.

Gostou do projeto? Jogue a demo de The South Island no Steam