Tarja deixa o Natal mais sombrio e bonito em 'Score for a Dark Christmas'


Ouvir um álbum natalino da Tarja é o equivalente metalhead do especial do Roberto Carlos pras avós, e de ouvir Mariah Carey para as gays. Por isso fiquei feliz por demais quando a finlandesa anunciou outro álbum, o "Score for a Dark Christmas," porque eu simplesmente adoro o "From Spirits and Ghosts." Não foi diferente com o novo álbum.

        PRIMEIRO, UM POUCO DE CONTEXTO        


Antes de falar sobre "Score for a Dark Christmas" eu preciso apresentar a Tarja, pois a mulher é uma lenda viva. Ela pode não ter sido a criadora do metal sinfônico, mas foi uma das responsáveis diretas por tornar o gênero popular nos anos 2000 com o clipe de Nemo do Nightwish tocando na MTV. A cantora tem formação clássica e um baita vozerão, mas quando ela vai pro lado rock/metal é a mesma qualidade, com um extra. O sotaque da Tarja é maravilhoso. Victim of Ritual é prova.

            AGORA SIM, SOBRE O ÁLBUM            


Apesar de anos gravando álbuns de rock/metal, ocasionalmente a Tarja faz algo mais clássico, o que é uma delícia. "Score for a Dark Christmas" é uma combinação perfeita entre música clássica, doses de rock e metal, uma aura sinistra e ao mesmo tempo extremamente natalina. 

É uma coisa interessante de ouvir: já pensou como seria uma versão gótica de Jingle Bells? Não precisa pensar, esse álbum tem. Aliás, as músicas tem tem momentos bem interessantes e uma atmosfera trilha sonora de filme. Isso sem contar que o álbum é muito relaxante de ouvir: a voz da Tarja tem uma elegância natural que desliga a sua cabeça e te faz esquecer do resto.

            DESTAQUES DE "SCORE FOR A DARK CHRISTMAS"            


God Rest Ye Merry Gentlemen
Minha música natalina favorita. Me apaixonei pela versão da Annie Lennox e depois a versão da Tarja. É meio difícil de identificar as diferenças entre a God Rest Ye Merry Gentlemen de 2025 e 2017, mas elas existem. A mais notável é a leveza do arranjo de 2025, que é muito bonito. Dá um destaque bem especial a voz da Tarja, e perto do fim ganha umas orquestrações dramáticas.

Jingle Bell Rock
Essa música me faz rir desde o From Spirits and Ghosts. Espera. Deixa eu explicar. É porque apesar de acompanhar a carreira da Tarja desde o começo, essa versão metal sinfônico de Jingle Bell Rock sempre quebra a expectativa. Se você nunca ouviu, é uma ótima surpresa! Ela entraria facilmente como faixa bônus de qualquer álbum solo da finlandesa, tipo "What Lies Beneath."

Feliz Navidad
Essa música na voz da Tarja me emociona por demais por alguns motivos. O primeiro é que o Natal é a minha época do ano favorita. Segundo, adoro ouvir a Tarja cantando em espanhol. Junte tudo isso com ela dizendo I wanna wish you a merry Christmas from the bottom of my heart enquanto a orquestra constrói aquele clima de festas, e não tem como não sorrir.

            VEREDITO            


"Score for a Dark Christmas" tem aroma de rabanada gótica e sabor de panetone chique. O retrogosto é de trilha sonora da Disney, cinematográfica e épica. Se você adora o Natal, a Tarja vai fazer você gostar da data ainda mais. Se você não gosta da data, o que é um crime, pode se preparar porque ela vai converter o seu coraçãozinho emo.


Postar um comentário

0 Comentários