O retorno silencioso de Virtua Fighter

Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage é o aceno da SEGA para dizer que, sem fazer alarde e nem gritar, a franquia Virtua Fighter ainda está aqui.

A indústria dos games está mais barulhenta, um sintoma dos tempos modernos. É todo mundo brigando por atenção, enquanto curiosamente, Virtua Fighter chama a atenção pelo contrário. Você vê as notícias de Street Fighter 6 ou 2XKO, o jogo de luta de League of Legends. Já Virtua Fighter é tipo a Fernanda Montenegro: ele ainda está aqui, quietinho, aparecendo quando realmente tem algo pra dizer.


Se considerar o lançamento de um jogo completo, a última vez que os fãs viram Virtua Fighter foi em 2006 com Virtua Fighter 5. Parece estranho ficar tantos anos sem um jogo novo, mas a série não ficou parada. A SEGA amadureceu Virtua Fighter ao longo do tempo com atualizações e versões melhoradas até chegar ao que é hoje o Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage. Considerada a "versão real definitiva" do título de 2006, ele chega para Nintendo Switch 2, algo que os fãs não imaginariam nos tempos do Akira Yuki quadradão.


Esse momento chama atenção por dois motivos: trazer uma série tão amada para nova geração, e para os veteranos que tem os consoles atuais. Com isso, o cross-play será um grande aliado para juntar jogadores de diferentes plataformas, enquanto o rollback netcode garante a integridade do jogo. Rollback, vale dizer, tem sido uma palavra-chave da comunidade de jogos de luta nos últimos anos.


Saindo do prático a "volta dos que não foram" de Virtua Fighter é carregada de um peso simbólico bem significativo: são 30 anos de franquia, algo que muitos estúdios querem. O game envelheceu legal, mantendo a identidade e trocando de roupa de acordo com a moda da época.


A parte mais legal dessa história é que Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage voltou aos holofotes sem gritar. Até eu fiquei confusa pensando: gente, Virtua Fighter ainda existe! Que demais. E é demais mesmo. Sem gritaria o game conquistou "apenas" uma indicação ao The Game Awards 2025. Quem ganha com isso são fãs, claro, curtindo essa série considerada o "avô" dos jogos de luta 3D. Não é pouca coisa.


Mais informações sobre Virtua Fighter 5 R.E.V.O. World Stage estão disponíveis no site oficial.

Postar um comentário

0 Comentários