É só chegar a Olimpíada de Inverno que a galera lembra logo dele - curling. Um esporte antigo, estranho, e super carismático.

"Brasileiro adora esporte." Você lê essa frase com frequência, principalmente quando tá rolando uma competição como as Olimpíadas de inverno. A gente assiste esporte se tem outro brasileiro, torce e grita, e se não tem a gente tá, TV ligada pelo simples prazer de assistir. Agora, um consenso a nível mundial, é de que o curling é um dos esportes de inverno mais queridos. Ouso dizer, e sem medo de ser feliz, que o curling é o melhor esporte de inverno. E eu posso provar.

O curling não surgiu agora (é bem o contrário)

A famosa pedra de curling, que mais parece uma chaleira esquisita

No Brasil existe a bocha, um esporte no qual as equipes lançam bolas pra chegar o mais próximo de um bolim, uma bola pequena, podendo tirar a bola do outro time do caminho. Parece familiar né? O coração do curling é a mesma coisa, com a diferença de alguns detalhes e a questão cultural desse esporte inusitado.

Não existe uma data exata, mas as primeiras menções ao curling teriam aparecido no século 16, com as pinturas do artista Pieter Bruegel retratando algo parecido com o esporte que hoje nós conhecemos. Já a primeira evidência escrita do curling surgiu em 1540 quando o escocês John McQuhin registrou um desafio entre um monge da igreja Paisley Abbey e um representante da abadia. As primeiras regras oficiais foram criadas na Escócia e adotadas pelo Grand Caledonian Curling Club – que se tornaria o órgão regulador do esporte em 1838.

Entendendo as Curling Bizarre Adventures

Anette Norberg (centro), capitã da seleção da Suécia de curling e um ícone do esporte

O curling é jogado por dois times de até quatro jogadores, podendo ser masculino, feminino ou misto. Eles se enfrentam em uma partida de 10 rodadas chamadas de ends, numa pista muito parecida com a do boliche. Os times arremessam pedras se alternando com o adversário, e aqui entra em cena a parte do curling que virou sucesso: varrer o gelo. Mas essa varrida é técnica! Ela serve para diminuir o atrito da pedra no gelo, criando uma fina camada de água pra ela deslizar mais longe.

Chegar mais perto do centro do alvo, chamado de casa, é o objetivo principal de um time de curling. Ao final de uma rodada os times marcam um ponto para cada pedra que estiver dentro do alvo ou tocando ele, e que estiver mais próxima da casa em relação a equipe adversária. Isso faz com que o curling seja um verdadeiro xadrez no gelo: jogadores lançam peças pra pontuar, tirar as do adversário da frente, proteger uma peça deles que esteja bem posicionada, ou criar uma "parede" que dificulte do rival de fazer um bom lançamento.

Tem uma aura que lembra o futebol

O Brasil tem equipe de curling, embora não tenha se classificado pra Olimpíada de 2026

A popularidade do curling não se compara a do futebol, mas o sentimento de comunidade que ele tem é o mesmo. Em países como Canadá e Escócia o esporte gera aquele engajamento estilo "pelada com os amigos," junta família e tem até clube para praticar o esporte - inclusive no Brasil. Sim, o Brazilian Curling Club é real. Tem torneio regional, liga amadora, e a Olimpíada de Inverno funciona como a "Copa do Mundo de curling," o momento no qual o esporte de comunidade vira mundial

Esse detalhe é curioso, porque quando você olha pro "primo rico" dos esportes de gelo, o hóquei, tem a NHL. A liga opera num sistema de franquia, tem divisões, final de grandes proporções, que é conhecido ao redor do mundo. A passagem do hóquei pela Olimpíada de Inverno é um momento importante, mas não o ponto alto do hóquei no ano - esse papel é da Stanley Cup.

É estranho, mas é assim que a gente gosta

Curling a gente te ama! Nunca mude

Varrer o gelo deu ao curling o título instantâneo de esporte de inverno mais estranho e mais legal, o que eu adoro. Fez ele viralizar, rendeu memes, porque fazer todas aquelas caras e bocas pra se concentrar na hora de... Varrer. É engraçado não de um jeito piada ruim, mas de um jeito "é tão absurdo que não tem como não achar legal."

A parte mais bacana? O curling conquistou o coração do público por ser quem ele é. Ele não mudou pra agradar o mundo, o mundo que tropeçou nele e falou "rapaz, não é que eu gostei desse negócio?" Eu mesma considero o esporte de inverno mais legal, mesmo gostando do hóquei e da patinação artística por causa da minha mãe, que adora. Amo coisas fora da curva, que tem um carisma inesperado, que o curling tem de sobra.

Só o Café Nerd traz pra você um compilado de jogadas impressionantes do curling