SOBRE SET THE DARK ON FIRE
Lançado em 16 de janeiro de 2026, Set the Dark on Fire é o 12º álbum de estúdio do Edenbridge. O play chega três anos após Shangri-la (2022) trazendo 13 faixas com 53 minutos de duração e o destaque para Spark the Everflame. Esta suíte é dividida em quatro músicas que juntas somam mais de 12 minutos. A primeira vez que a banda fez algo do tipo foi em Sangri-la com a saga The Bonding (Part 2).
O MOMENTO DO ÁLBUM
Set the Dark on Fire marca a volta do Edenbridge a Steamhammer, que lançou outros álbuns como Dynamind (2017). Sangri-la saiu pela AFM Records, mas a gravadora mudou o modelo de negócio e parou de lançar álbuns novos, focando no back-log dos artistas. Essa decisão afetou além do Edenbridge, outras bandas como Elvenking e Masterplan.
A banda, por sua vez, segue com uma das formações mas estáveis do metal sinfônico. A última mudança que o Edenbridge teve foi em 2023 com a entrada do guitarrista Sven Sevens. Antes dele a mexida mais recente na formação foi em 2017 com entrada do baixista Stefan Gimpl.
O QUE SAIU ANTES DO LANÇAMENTO
O caminho para o lançamento de Set the Dark on Fire foi marcado pelo lançamento dos singles Cosmic Embrace, Where the Wild Things Are, e a faixa-título. O conceito do álbum deixa de lado o mundo de fora, e foca em buscar o equilíbrio interior, é sobre "se erguer das cinzas como uma fênix" depois de "se conectar ao seu sol interior." A produção do álbum é de Arne "Lanvall" Stockhammer, o tecladista e guitarrista do Edenbridge e um dos membros fundadores junto com a vocalista Sabine Edelsbacher.
PRA SITUAR
Pense em Set the Dark on Fire como um "Nightwish cru." O Edenbridge faz metal sinfônico, porém não o super popular "metal sinfônico Disney." Ele tem influências do new age, metal clássico, rock, e um forte peso do progressivo. É fácil notar isso nas mudanças de tempo e certos trechos instrumentais, e a forma como a banda faz a sequência terminar uma estrofe + entrar numa seção instrumental.
O Edenbridge é uma banda de metal sinfônico que acaba muitas vezes voando abaixo do radar dos fãs, mas com uma carreira tão sólida quanto grandes nomes como Epica, Xandria, Nightwish e Within Temptation. (Se você considerar a fase até o The Heart of Everything). Confira a seguir os singles e solte o play no álbum completo.



0 Comentários