Björk relembra falecida mãe no novo single ‘Ancestress’


Björk lançou nesta quinta-feira (22) o novo single Ancestress. A música é faixa do seu 10º álbum de estúdio, Fossora, que chega no dia 30 de setembro. Com clipe oficial dirigido por Andrew Thomas Huang, a música é uma das duas faixas no álbum sobre a falecida mãe da cantora, a outra sendo Sorrowful Soil.


Em seu Instagram, Bjork diz que escreveu uma nova versão "profundamente pessoal da música logo após o funeral de sua mãe. “[É] provavelmente uma reação comum de músico, o impulso de fazer sua versão da história, mais tarde”, disse ela.

Björk continuou: “Esta música é uma carta para minha mãe, sua história vista do meu ponto de vista. Está escrito em ordem cronológica, o primeiro verso é minha infância e assim por diante.”

A cantora acrescentou que Ancestress foi provavelmente inspirada por uma música islandesa chamada Grafskrift, que é um tipo de relato muito direto e patriarcal da vida de alguém. Björk explica que queria abordar o assunto de forma mais feminina, abordando a história biológica e emocional, e não profissões, parceiros ou datas de nascimento e morte.


O filho de Björk, Sindri Eldon, fez os arranjos e cantou em trechos de Ancestress. A islandesa relata a experiência com muita alegria, principalmente por seu filho ter sido muito próximo da avó.

No restante do texto sobre o novo single, Bjork falou sobre os seus sentimentos sobre funerais e a morte em geral:

Durante 20 anos eu não pude comparecer a funerais, pois algo neles me incomodava. Possivelmente uma grande parte disso é depois de ter vivido uma vida de mil concertos, eu provavelmente tenho ideias muito fortes sobre como um ritual deve ser, que tipo de som, estrutura musical, palavras, e demorei todo esse tempo para descobrir que para mim todos os funerais deveriam ser ao ar livre.

Provavelmente o que mais me ofendeu foi como alguém pode liberar o espírito em um ambiente tão claustrofóbico como uma igreja? Quando a alma sai, ela precisa estar do lado de fora para que haja espaço para o quão enorme ela se torna quando se funde com os elementos.

Ancestress é o terceiro single de Fossora, que vem após os lançamentos de Ovule e a festa fungal de Atopos, que você pode ouvir aqui com a gente. Quer saber mais sobre o novo álbum da Björk? Dê uma espiada neste link que a gente te conta os detalhes, tipo a tracklist.

Via NME

Postar um comentário

0 Comentários