Columns e as curiosas referências na sua trilha sonora

Telas alternativa do menu de Columns. Acho ela muito mais bonita que a original

Columns pertence a uma das eras mais ricas na história dos games. Lançado pela Sega em 1990, Columns vem de um tempo onde a Sega produziu uma mistura de grandes sucessos, bisonhices, e alguns casos que viraram clássicos cult. Embora possa passar relativamente esquecido pela maioria dos players, Columns tem um charme estranho e simples.

Columns é filho de um grande sucesso


Columns é inspirado no Tetris, mantendo a mesma jogabilidade. O que talvez cause alguma surpresa é que, embora a versão de Mega Drive seja a mais conhecida, ela não é a primeira. Desenvolvido por Jay Geertsen, Columns chegou primeiro nos arcades, e só então a Sega portou para os seus consoles. Hoje os jogadores podem conhecer ou relembrar Columns através do Nintendo Switch Online + Expansion Pack.

Existe mais de um modo de jogo em Columns?

Uma pergunta estranha com resposta curiosa: sim. No Mega Drive o game veio com o Arcade/Original, considerado infinito, pois os blocos caem até a tela ficar cheia. No Original, meu favorito, existem duas formas de jogar. Ativando o Time Trial, o jogador terá três minutos para fazer a maior pontuação possível. Se não ativar o Time Trial será uma jogatina do Arcade com poucas diferenças, como mudar a música de fundo. No Flash Columns o objetivo é jogar até eliminar a joia brilhante no fundo.


As curiosas referências na trilha sonora de Columns

A identidade visual de Columns tem uma forte inspiração na estética grega. Alguns podem até dizer que Columns é um jogo inspirado pelas colunas gregas, o que faria muito sentido. E essa influência também aparece na trilha sonora! O game tem três músicas principais batizadas com os nomes das Moiras, as irmãs da mitologia grega responsáveis pelos destinos dos deuses e humanos. 

    "Clotho"

Essa é a música que toca no modo Arcade, por isso é a mais lembrada. No geral ela é meio sombria, e mesmo as partes agitadas mantém uma melodia sóbria e constante. Cloto é a Moira responsável por segurar o fuso e tecer o fio da vida, que era venerada como deusa dos nascimentos e partos. 


    "Lathesis"

Essa é uma das músicas que o jogador pode escolher quando abre o modo Original ou Flash Columns. Diferente de "Clotho," "Lathesis" tem uma energia um pouco mais pra cima, e a sonoridade tem de certa forma uma vibe medieval. Apesar da melodia ter um tom mais alto, ela ainda segue um ritmo constante, nada de exaltações (#Chaves). Latesis é a Moira que distribui os destinos, determinando as provas e as dores de cada um.


    "Atropos"

"Atropos" é a mais alegrinha das três músicas, e a faixa que possui as variações mais significativas. Nos trechos de 1:05 a 1:25, e 1:25 até mais ou menos 2:09 é fácil imaginar alguém tocando um piano na véspera de Natal. Ironicamente apesar de ser a música mais animada, Atropos é a Moira responsável por cortar o fio da vida, determinando a morte dos indivíduos.


E justamente essa é a minha música favorita! (Risos) O motivo é puramente nostálgico: "Atropos" era o tema do menu do 6-Pak, um cartucho do Mega Drive que vinha com seis jogos na memória.


Com diversos spin-offs, sequências, e clones, o Columns original ainda mantém a sua coroa por ser um game divertido do jeito dele, e pelas referências que ele carrega.