Google Keep: conheça o 'post-it digital' da Google


Para quem precisa de um aplicativo rápido para registrar notas, o Google Keep é uma das opções. Disponível para Android, iOS e via navegadores web, existem até mesmo aparelhos Android que já vem com o Keep instalado. Por ser parte do ecossistema da Google, Keep tem integração com os outros serviços da empresa, tornando-se um app interessante e dinâmico, mesmo dentro da sua simplicidade.

Mas... O que é o Google Keep? Como usar ele? São as perguntas que a gente responde a seguir.


Conhecendo o Google Keep


Lançado em 2013, o Keep foi criado para ser uma espécie de post-it digital. O serviço é ideal para anotações simples como uma lista de compras, salvar um link que você não quer perder, anotar uma ideia aleatória para um vídeo ou texto. Para os usuários que preferem um serviço mais robusto, a opção é recorrer a outros serviços como Todoist, Any.do e Google Tasks.

O Google Keep funciona com uma conta pessoal e profissional do Google - Workplace (G Suite). Além da disponibilidade para dispositivos móveis e direto no navegador, ele também pode ser utilizado por meio da extensão disponível na Chrome Web Store.


Como eu crio uma nota no Google Keep?


A versão mobile do Keep permite criar cinco tipos de notas: lista de marcadores, nota com desenho, de áudio, de imagem e a nota de texto padrão. A versão de navegador disponibiliza todas as notas citadas, exceto áudio. Para criar uma nota, você precisa apenas clicar/tocar no ícone correspondente.


Ele é simples, mas também é arrumadinho


Quando você cria uma nota padrão, pode usar outros recursos que incrementam a experiência. Para quem cria várias anotações, uma ideia é trocar a cor de fundo delas e criar tags, a fim de manter a organização. O Google Keep permite ainda inserir uma imagem ou desenho, e uma gravação em áudio (apenas mobile).


Outras coisas legais que o Google Keep permite fazer

 

A nota pode ser enviada para o Google Docs ou para outros aplicativos. Quem estiver usando o serviço em conjunto com alguém, ou quer dividir as ideias com um amigo, pode adicionar a pessoa como colaboradora.

O Google Keep dá suporte a definir um alarme, fixar a nota no topo, e caso você não precise mais dela, basta arquivar. Não quer arquivar? É só excluir e pronto, nenhum espaço acumulado.

Importante


No que diz respeito à integração com os outros serviços da Google, o Keep sincroniza uma nota automaticamente no Google Calendar. O resultado é um evento idêntico a se você criasse um evento ou tarefa direto no Calendar.

Se você está trabalhando em um projeto via Docs (desktop), repare na sidebar do lado direito: ela tem vários ícones, entre eles o ícone do Keep. Clicando nele, a sidebar abrirá o serviço, tornando-se num grande aliado para passar a limpo as ideias registradas. A mesma sidebar está disponível no Gmail (apenas desktop).