Essa é a Retrospectiva de outubro de 2025
Há anos que eu não escrevo uma retrospectiva mensal. Isso me assustou bastante.
A retrospectiva mensal, vulgo Retrô, começou ainda no Armadura Nerd, o site anterior ao Café Nerd. Não lembro mais como eu tive essa ideia, mas eu sei que virou um dos meus textos favoritos de fazer: era a hora de sentar, respirar, e abrir o coraçãozinho emo falando sobre a vida e assuntos importantes do mês que passou. Eu até tentei fazer isso no Café Nerd, mas não passou de dois textos. Hoje estamos de volta porque tem coisa pra papear.
Ironias dessa vida que a gente nunca espera
O acontecimento mais marcante do mês foi a minha demissão do Game Rant. Yep. Chegou ao fim uma jornada de quatro anos onde eu me estressei muito, mas também fui bem feliz de fazer parte de um dos principais sites do segmento de games no mundo. Não foi perfeito, longe disso. Decisões questionáveis? Tiveram várias, mas eu não vou entrar nesse assunto. Outros colegas do mesmo site foram dispensados e mais gente de outros sites da mesma empresa também foi convidada a sair.
A situação tem sido tão séria que as demissões viraram notícia no Video Games Chronicle, que num segundo artigo revelou um dado ainda mais sério. A quantidade de jornalistas de games que estão no mercado reduziu em 25% nos últimos dois anos. Um dos entrevistados falou sobre como esse problema poderia ter sido evitado com uma melhor administração do negócio de mídia, e é esse o sentimento que eu tenho desde a minha demissão do Game Rant.
Quando você passa pro outro lado da cerca e deixa de apenas ler para também produzir, a sua forma de ver a indústria muda muito. O jornalismo de games cresceu sem um plano a longo prazo, a pandemia de Covid-19 veio e deu uma paulada na cabeça de todo mundo - inclusive o outro trabalho que eu tinha, de colaboradora do Techtudo, eu perdi exatamente na época da pandemia. O jornalismo como um todo tem tomado na cabeça diariamente com demissões mesmo em veículos maiores que o Game Rant, como a Forbes.
Um fator que afetou seriamente o jornalismo de games
O Google. As mudanças do Google sempre atrapalham em vez de ajudar, mas dessa vez elas foram além com a introdução dos recursos de IA. Foi uma decisão terrível não porque eu sou contra IA... Eu sou contra a IA quando a gente fala dos direitos autorais/etc. Eu sou a favor da IA quando você olha faz dela uma aliada para tornar a vida mais fácil. Eu administro um site e quatro redes sociais sozinha, entende?
O problema é que as pessoas não sabem usar a IA. O público está ficando preguiçoso e burro. Assim como o seu computador só funciona bem se você usar ele bem, a IA é a mesma coisa. Ela não é feita pra fazer o teu trabalho, é pra andar junto contigo com você dando as direções. Pra IA saber por onde andar, entretanto, você tem que saber o que está fazendo, um feeling que você
A IA é ótima para andar junto contigo, não pra fazer o teu trabalho. Eu mesma nos dias trabalhando para o Game Rant usei muito esses resumos de IA do Google como bússola de onde encontrar a informação certa. Eu nunca tomei a informação da IA como verdade absoluta.
Outro fator que afetou seriamente o jornalismo de games
A falta de diversidade no conteúdo que os sites cobrem é um problema que eu critico desde o Hardmetal Brasil, um dos primeiros sites que eu tive lá em 2014. Existe uma cultura de foco no que é popular, pois todo mundo procura o que é popular, o que é verdade... Mas nem tanto. A mídia nunca realmente viu o seu poder em criar uma cultura de mostrar ao público as coisas legais que existem além do mainstream. No Hardmetal Brasil eu tinha a Wiki, um projeto divulgando bandas de metal bem legais, mas que não eram parte do mainstream, por exemplo.
Na indústria de games você vê isso com uma clareza que machuca ainda mais. Os veículos tem um foco massivo nos jogos AAA, nas grandes histórias, nos streamers famosos. Justo. O problema é que: tá todo mundo falando da mesma coisa. O resultado é a mesma notícia aparecendo em cinco sites diferentes. Se você é jornalista é tenta escorregar um pitch de game indie sem um gancho do tipo "lembra game X famoso," as chances desse pitch ser rejeitado são de no mínimo 90%.
Eu sei pela experiência, não é achismo. O jornalismo de forma geral, e principalmente o jornalismo de games, está implodindo por causa das práticas ruins. É algo que me preocupa e ao mesmo tempo deixa com o sentimento de bem feito.
Eu continuo por aqui
Contra todas as circunstâncias eu continuo por aqui estudando, produzindo conteúdo e procurando uma boa oportunidade. Se você tiver essa oportunidade, ou souber de alguma, dá um oi lá no Bluesky ou me manda um e-mail. Essa indústria está cheia de prática ruim, decisões piores ainda, e eu critico tudo isso porque quero ver um ambiente melhor pra galera contar as histórias, dar as notícias. Eu gosto da cultura pop e dos games - felizmente ou infelizmente eu não sei.





