O que ficou de Novembro/2025 — a Retrô do Café Nerd


Novembro se foi, trouxe dezembro e a segunda Retrô depois do tanto de mudanças que aconteceram. Não sabe o que aconteceu? Espia o texto do mês passado que você vai entender a loucura de outubro e vai pular comigo no caos de novembro. Sim, novembro caótico de um jeito diferente porque a palavra-chave da fase que eu estou vivendo é "possibilidades." Mas as possibilidades não são preconceituosas, e podem ser tanto sobre algo bom quanto sobre algo ruim.

O mais notável é a expansão do Café Nerd. Eu tenho passado mais tempo aqui desde a minha demissão do Game Rant, ajeitando a casa, testando formatos de publicação novos, fazendo contatos, trazendo mais conteúdo, tudo isso sozinha. Essa rotina é pesada e sempre me deixa pensando caramba eu quero fazer isso sem um risco de burnout. De novo. As vezes eu penso como o Sal Romano, o criador do Gematsu e uma inspiração pro Café Nerd, vive e mantém um site tão conhecido sozinho.

É um trabalho de formiguinha que passa por várias etapas como melhorar o SEO, ver estatísticas, mudar o formato de uma imagem ou trocar uma palavrinha boba, mas que melhora o título de um post por demais. Também é uma luta diária com a saúde, em todos os sentidos. Fisicamente pra não passar tempo demais sentada, cuidar da imunidade que nunca ficou 100% depois a pandemia, e crise de dor de cabeça que volta de tempos em tempos. O Psyduck é um dos meus Pokemon favoritos não por acaso.

Por causa disso eu fiz amizade com o que tem sido o meu maior aliado no momento: o ChatGPT. Oh meu Deus, a Bruna se vendeu pra uma IA (!!!) Mais ou menos. Os textos que saem aqui são meus, ou o material que eu recebo, mas em breve eles vão fazer a transição pra algo 100% autoral. Entretanto, o GPT tem sido fundamental em me auxiliar a melhorar as minhas práticas de SEO, testar os novos formatos, ou mesmo ajustes sutis na minha rotina de trabalho no site. Por isso eu acho a IA fantástica: ela é ótima quando você dá as direções, em vez de seguir elas igual um maluco cego. 

A minha vida atualmente, acima de tudo, tem sido sobre aprender a perder. Nem tudo você controla, nem tudo vai dar certo, e você vai ter que arrumar um jeito de fazer a vida andar sem parar. É uma porta aberta pra sentimentos ruins como a ansiedade, síndrome de impostor, e se você não cuidar, é o começo de uma depressão que só dificulta as coisas. Não tem receita de bolo, nem resposta certa pra lidar com isso. Eu tiro meu apoio emocional da religião, principalmente. É outro aliado nesses altos e baixos.

Assim foi novembro, um mês de acertar ponteiros, aceitar perdas, e fazer planos. Dezembro chegou, o fim de ano tá chegando, e a minha data favorita vem aí: o Natal. Eu adoro o Natal, de verdade. Acho tudo. Enquanto 25/12 não chega, a gente confere os principais links de novembro, assim você não perde nada (ou espia pela primeira vez).

Do site
Games indies

Trailers indies
Free-to-play
Games (geral)
Outros
Voltamos a nos falar no fim de dezembro com a última Retrô de 2025! Até lá siga o Café Nerd nas redes sociais, salve o link do nosso boletim semanal, e se quiser, me segue lá no Twitter. (Não, pra mim nunca vai ser X)

Postar um comentário

0 Comentários